Pages

Blog de música e bom humor.

On sexta-feira, 5 de novembro de 2010 1 comentários

Lixo Tecnológico



O lixo tecnológico ou lixo eletrônico é algo praticamente impossível de se desconsiderar ou eliminar. Todos os dias milhares de quilos de lixo são descartados sem ao menos se conhecer a composição e o destino que ele terá, além de se desconhecer o quão trágico é para a natureza este descarte sem conhecimento.

Neste contexto de putrefação da natureza e desvalorização da vida o Brasil ocupa um trágico lugar: é o primeiro na lista dos emissores de lixo eletrônico dentre os países desenvolvidos. Cada Brasileiro emite aproximadamente 0,5 quilos de lixo por ano, enquanto a China, país que mais cresce no mundo, emite 0,23 quilos ao ano. Quando analisados mais especificamente, os números coletados alcançam realidades mais assustadoras, como a liderança entre os descartadores de geladeiras e a vice-liderança entre os aparelhos celulares.

Apesar de não haver uma coleta de dados oficias, as estimativas da ONU são condizentes com a realidade. O país pouco se interessa com o lixo emitido e as autoridades menos ainda. A situação se agrava quando se sabe que o país não tem uma legislação quanto à emissão de deste tipo de materiais, apenas no estado de São Paulo foi publicada em julho de 2009 a Lei 13.576, uma lei para a coleta de lixo eletrônico, e o resto do país depende da aprovação de um projeto de lei federal.

O principal problema de conscientização é a falta de conhecimento do que realmente acontece. Quando se descartam materiais eletrônicos na natureza pode-se estar desfazendo uma grande interação ambiental entre a os seres da mesma. Equipamentos como televisores, computadores, impressoras e celulares são compostos de materiais que decompõem os lençóis freáticos e se queimados poluem o ar. Materiais como o mercúrio, o chumbo, o cádmio e berílio são metais pesados e altamente tóxicos fazendo um estrago irremediável.

É necessária uma conscientização de todos os que compõem este processo para a melhora e principalmente para o fim da poluição. As autoridades, as empresas que fabricam, e os usuários devem entrar em consenso para o fim desta destruição que ocorre e para que o país possa seguir no topo das listas de desenvolvimento, e não na de emissão de lixo eletrônico.





Referências Bibliográficas:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronico-entre-emergentes,514495,0.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lixo_electr%C3%B3nico

1 comentários:

Anônimo disse...

Este desinteresse das entidades governamentais só agrava e também acelera a um verdadeiro caos no futuro. Nosso planeta está com obesidade de lixo eletrônico. E a consciência desta triste realidade deve ter importância da sociedade inteira. E uma boa iniciativa seria utilizar os veículos de comunicação para alertar do risco que o nosso planeta corre.

Postar um comentário