Pages

Blog de música e bom humor.

On quinta-feira, 11 de novembro de 2010 0 comentários

As redes sociais estão presentes na vida de todos os que tem acesso à internet. Desta forma elas vêm crescendo muito no Brasil e no mundo. No nosso país, por exemplo, o orkut é a rede social mais acessada, e este contato com tais redes deixou de ser algo banal, tornou-se, em alguns casos, a principal forma de contato de muitas pessoas.


O próprio orkut possui, no Brasil, 56 milhões de usuários, sendo 8,6 vezes mais acessado que o facebook. Dado que demonstra a grandiosidade que a pagina tem para as pessoas. Muitos contatos sociais, como por exemplo os contatos profissionais, a busca de novos relacionamentos e até mesmo as relações comercias, tiveram novos contornos com o surgimento de um portal com tantos usuários assíduos, fato que vem diminuindo os contatos presencias. Esta falta de contato presencial é algo que vem incomodando alguns especialistas em relacionamento social, os quais crêem que deve haver uma retomada dos relacionamentos "cara a cara".

Todos estes dados, e o crescimento da utilização da tecnologia para os relacionamentos não são fatores que eliminam a relação presencial, porém alienam muitos os usuários destes meios e acabam robotizando e criando uma dependência da utilização de tais redes.

On 0 comentários

Plano de Aula




Plano de aula para uma turma de 1º ou 2º anos do ensino médio.

Parte-se do princípio de que os alunos já tenham iniciação musical e compreendam a criação de musica através de partituras, pois os softwares requerem estes conhecimentos.



Objetivos:

- Ter contato com novas tendências da educação musical e o desenvolvimento tecnológico para a área.



Conteúdo:

- Tendências atuais para a educação musical; Musica e informática; Importância da tecnologia para o desenvolvimento da música; Aula prática sobre softwares musicais.



Metodologia:

- Para introdução dos alunos no universo da tecnologia da música se realiza uma primeira aula teórica sobre música e tecnologia. Esta aula realizar-se-á bem dinâmica e participativa, para que todos os alunos possam relatar suas experiências sobre o assunto e debatê-lo.

- Após a primeira aula teórica, os alunos realizam pesquisas sobre o assunto em evidência. O importante é trazer para a sala de aula a realidade à que mui deles têm acesso quanto à tecnologia musical.

- Cada aluno realizará um texto acerca da importância da tecnologia no desenvolvimento da educação musical. Para realizar esta tarefa eles podem se basear em seus próprios exemplos, relacionando a realidade em que eles estão aprendendo, com os métodos de alguns anos atrás.

- A aula prática de musica e tecnologia busca compreender e conhecer alguns software e tendências para o ensino da música. Nesta aula visa-se o contato com alguns software de edição de áudio, criação musical, reprodução de áudio e de ensino de música.



Recursos:

- Utilização de um computador com acesso à internet para realizar as pesquisas sobre os softwares de educação musical.

- Utilizar algum software disponível de criação musical, pois os mesmos são de fácil manuseio e compreensão. Estes softwares podem ser: Guitar Pro, Encore, dentre outros.



Avaliação:

Será realizada a avaliação do texto realizado por cada educando e o bom desenvolvimento na aula prática de utilização do software.



Bibliografia:

http://www.webartigos.com/articles/622/1/Educacao-Musical-E-Tecnologia/pagina1.html

http://musicaetecnologia.blogspot.com/

Dentre outros.

On sexta-feira, 5 de novembro de 2010 1 comentários

Lixo Tecnológico



O lixo tecnológico ou lixo eletrônico é algo praticamente impossível de se desconsiderar ou eliminar. Todos os dias milhares de quilos de lixo são descartados sem ao menos se conhecer a composição e o destino que ele terá, além de se desconhecer o quão trágico é para a natureza este descarte sem conhecimento.

Neste contexto de putrefação da natureza e desvalorização da vida o Brasil ocupa um trágico lugar: é o primeiro na lista dos emissores de lixo eletrônico dentre os países desenvolvidos. Cada Brasileiro emite aproximadamente 0,5 quilos de lixo por ano, enquanto a China, país que mais cresce no mundo, emite 0,23 quilos ao ano. Quando analisados mais especificamente, os números coletados alcançam realidades mais assustadoras, como a liderança entre os descartadores de geladeiras e a vice-liderança entre os aparelhos celulares.

Apesar de não haver uma coleta de dados oficias, as estimativas da ONU são condizentes com a realidade. O país pouco se interessa com o lixo emitido e as autoridades menos ainda. A situação se agrava quando se sabe que o país não tem uma legislação quanto à emissão de deste tipo de materiais, apenas no estado de São Paulo foi publicada em julho de 2009 a Lei 13.576, uma lei para a coleta de lixo eletrônico, e o resto do país depende da aprovação de um projeto de lei federal.

O principal problema de conscientização é a falta de conhecimento do que realmente acontece. Quando se descartam materiais eletrônicos na natureza pode-se estar desfazendo uma grande interação ambiental entre a os seres da mesma. Equipamentos como televisores, computadores, impressoras e celulares são compostos de materiais que decompõem os lençóis freáticos e se queimados poluem o ar. Materiais como o mercúrio, o chumbo, o cádmio e berílio são metais pesados e altamente tóxicos fazendo um estrago irremediável.

É necessária uma conscientização de todos os que compõem este processo para a melhora e principalmente para o fim da poluição. As autoridades, as empresas que fabricam, e os usuários devem entrar em consenso para o fim desta destruição que ocorre e para que o país possa seguir no topo das listas de desenvolvimento, e não na de emissão de lixo eletrônico.





Referências Bibliográficas:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronico-entre-emergentes,514495,0.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lixo_electr%C3%B3nico